José Rodrigo Rodriguez

St Pauli FC na primeira divisão do campeonato alemão!

In Aforismas e fragmentos on 12/05/2010 at 17:18

No ano de seu centenário, o St Pauli FC subiu para a primeira divisão do campeonato alemão. Time “cult” da cidade de Hamburgo, foi o primeiro a banir qualquer menção a atividades nacionalistas da direita alemã de seu estádio, na contramão de boa parte dos times europeus, cujas torcidas eram dominadas por “holligans” fascistas.

Seu estádio está localizado no bairro boêmio de St Pauli, residência de estudantes, punks e de uma classe média intelectualizada, menos apegada aos valores do capitalismo e do mercado. Os símbolos do time, uma caveira com ossos cruzados, podem ser vistos em praticamente todos os bares e restaurantes da região. Nos muros e postes, pixações de “USP” (Ultra-St Pauli”) também são comuns.

 

Tudo que há de melhor, de mais interessante, de mais divertido em Hamburgo e na Alemanha está ligado, torce ou tem alguma coisa a ver com o St Pauli FC. É impossível para qualquer ser humano de esquerda que goste de futebol conhecer o time, visitar a cidade e não virar torcedor desde criancinha. Bastou meu amigo Andreas e minha amiga Renata, moradores da cidade, contarem a história do time que eu sucumbi já no segundo dia de viagem.

Procuro interessados em montar uma torcida brasileira do St Pauli FC para acompanhar o time na campanha vitoriosa pelo título de campeão alemão. Os requisitos que o time impõe para a formação de torcidas fora da Alemanha são (vi no site): 1) a adesão de pelo menos 5 membros; 2) manter contato com o time via email, pelo menos uma vez em cada dois anos.

Um time com um histórico desses, exigências dessa natureza, um símbolo de caveira, fãs punks, estudantes e intelectuais anti-racistas e anti-fascistas, um estádio ao lado do bairro mais divertido de Hamburgo (e, certamente, um dos mais divertidos da Alemanha), aparições nos filmes de Fatih Akin (preste atenção: o símbolo de caveira aparece várias vezes em “Soul Kitchen” por exemplo) e que entra em campo ao som de Hells Bells do AC/DC merece uma torcida brasileira, não acham?

Interessados, escrevam para mim: jrodrigorodriguez@gmail.com.

Eu estou falando sério.

ULTRA ST PAULI!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: